No futuro imaginado pelo Iluminismo no século XVIII, o século XX seria o momento da apoteose, da realização da utopia possibilitada pela razão e pelo desenvolvimento científico. Assinale a alternativa que melhor expressa o pensamento de Kafka sobre essa ideia:
A História, no século XX assistiu ao pleno desenvolvimento da razão e do progresso.
A História, no século XX fortaleceu a conduta ética da humanidade.
A História, no século XX confirmou a previsão otimista feita pelos iluministas.
A História, no século XX pavimentou o progresso e o desenvolvimento da razão.
A História, no século XX, contrariou a previsão otimista feita pelos iluministas.
Respostas
Resposta:
e
Explicação:
A razão foi instrumentalizada pelas duas grandes guerras
Para Franz Kafka, a História, no século XX, contrariou a previsão otimista feita pelos iluministas. Logo, a alternativa E está correta.
O movimento iluminista lançava críticas diretas ao absolutismo do Antigo Regime. Os nobres, para o Iluminismo, eram os que defendiam a organização de sociedades aristocráticas, não democráticas.
O Iluminismo foi tão importante para a Revolução Francesa pois estimulou a confiança nas ideias de igualdade, independência, racionalismo e liberdade contra a disciplina, a hierarquia, a autoridade e a desigualdade representadas pelo Antigo Regime.
O Iluminismo apostava que uso crítico e construtivo da razão humana geraria o progresso da humanidade ao libertar o mundo da magia, dos dogmas metafísicos, dos preconceitos morais, das superstições religiosas e das desumanas e da tirania política.
Para Franz Kafka, contudo, o iluminismo resultou, no século XX, no exato oposto: o retrocesso da humanidade à uma burocracia impessoal, desumana e controladora.
A razão, assim, foi utilizada como instrumento de guerra e dissociação cognitiva. O sangue derramado na Revolução Francesa só tomou proporções abismais nas guerras do século XX.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/2837208