Desde 2018, Roraima tem recebido diariamente, em média, mais de 500 venezuelanos pela fronteira. Naquele ano, quando foi inaugurado o ponto de referência do Exército Brasileiro, 147,8 mil venezuelanos entraram no território brasileiro. Já em 2019, os números chegaram a 191 mil pessoas, uma superação de 29% em comparação ao período anterior.
A notícia acima apresenta um movimento de
A) imigração, pois se refere à chegada de estrangeiros em um país.
B)emigração, pois relata a fuga de pessoas após um desastre natural.
C)deportação, pois trata do retorno de migrantes ao local de origem.
D)êxodo rural, pois mostra um deslocamento do campo em direção à cidade.
Respostas
Alternativa correta.
A) imigração, pois se refere à chegada de estrangeiros em um país.
A notícia relata a progressão migratória que vem se desenvolvendo de muitas famílias da Venezuela para o Brasil, principalmente em função de um governo opressor e desigual, visto que a maior parte das pessoas encontra-se em situação de vulnerabilidade social.
Com isso, aumenta-se o movimento de migração, ou seja, de vinda de estrangeiros para o Brasil.
Resposta:
imigração, pois se refere à chegada de estrangeiros em um país.
Explicação:
A notícia trata da entrada de venezuelanos no Brasil; dessa forma, refere-se ao movimento de imigração. Esse movimento é definido como a chegada de uma pessoa em um país diferente do seu.
A alternativa B está incorreta, pois o movimento tratado no texto não mostra pessoas saindo de um país depois de uma catástrofe natural. A alternativa C também está errada, pois a deportação é o retorno forçado de migrantes. Já a alternativa D é incorreta porque o movimento apresentado não é o de pessoas do campo para a zona urbana.