Respostas
Resposta:
A relação comum ou oposta das palavras
Os sinônimos e antônimos são dois assuntos importantes abordados na língua portuguesa, eles expressam a relação com os significados. Os sinônimos correspondem aos termos que apresentam significados similares. Já os antônimos representam palavras com sentidos contrários.
O estudo dos sinônimos e antônimos
O significado das palavras é parte do assunto da semântica. Nele são englobados assuntos da sinonímia e antonímia. O primeiro corresponde a relação entre os termos que possuem significados semelhantes e o segundo diz respeito às palavras que têm sentidos contrários. Portanto, os dois conteúdos abrangem o estudo dos sinônimos e antônimos.
Entenda os sinônimos
Os sinônimos correspondem as palavras que apresentam conceitos parecidos ou muito semelhantes. Porém, em algumas definições eles são considerados como a relação entre palavras com significados iguais.
Obs.: há linhas de pesquisas sobre sinônimos e antônimos que não consideram o primeiro como a relação de palavras que apresentam significados equivalentes, mas apenas com conceitos próximos.
A importância dos sinônimos e antônimos
Os sinônimos e antônimos são dois assuntos fundamentais da língua portuguesa, principalmente para quem procura desenvolver uma redação nota dez. Ao utilizar sinônimos, por exemplo, é possível que o redator evite repetições de palavras e, com isso, torne o conteúdo mais fluido. Observe as frases a seguir:
1. Natália está feliz porque passou no concurso. Ela alcançou a primeira colocação e, por isso, ficou feliz.
2. Natália está feliz porque passou no concurso. Ela alcançou a primeira colocação e, por isso, ficou contente.
Na primeira expressão a palavra “feliz” é usada duas vezes. No entanto, na segunda sentença percebe-se que o uso dos sinônimos “feliz e contente” evitou a repetição de palavra e, por consequência, torna o texto mais agradável.
Os antônimos, por sua vez, proporcionam o contrate de ideias no texto. Ele auxilia o redator ao enfatizar uma oposição. Observe o exemplo:
1. André não estava feliz morando no Brasil, por isso foi embora para Dubai. Agora está muito mais feliz.
2. André estava descontente morando no Brasil, por isso foi embora para Dubai. Agora está muito mais feliz.
No primeiro trecho apresenta o uso das expressões “não estava feliz” e “feliz”. Mas ao observar a utilização dos antônimos “descontente e feliz” percebe-se a ênfase na oposição sem o emprego de repetição das palavras.
Cuidado com o termos desconhecidos
Como mencionado, sinônimos e antônimos podem ser usados como artifícios para evitar a repetição de palavras. No entanto, o redator precisa evitar termos que não são comuns ou desconhecidos.
É claro que o uso de palavras vai depender dos tipos de textos e para quem eles são destinados, ou seja, o público-alvo. Contudo, é importante construir um conteúdo de qualidade e pensar: “os termos utilizados forçarão o leitor buscar entendê-los?”.
Não confunda homônimos e parônimos
Ao estudar sinônimos e antônimos os alunos podem apresentam dúvidas com outros assuntos importantes da semântica que são: os homônimos e os parônimos. Por essa razão, é importante revisar o conteúdo desses dois últimos.
• Homônimos: diz respeito aos termos que apresentam pronuncias iguais, no entanto o conceito é diferente. Exemplo: a palavra “acento” corresponde a grafia, já “assento” remete a um espaço físico para sentar-se.
• Parônimos: esse por sua vez corresponde a relação entre palavras que possuem significados diferentes, mas a pronuncia é parecida. Por exemplo: cumprimento, ato de cumprimentar ou saudar alguém e comprimento, diz respeito à extensão.
Explicação: