a) O que são morfemas da língua portuguesa?
b) Como se classificam os morfemas, quanto ao significante? Exemplifique utilizando 2 exemplos de cada tipo.
c) E quanto ao significado? Dê 2 exemplos de cada.
Respostas
Resposta:
Resposta da a = Morfemas são as menores unidades de significação que formam as palavras e são classificados em desinência, raiz, radical, afixo, tema e vogal temática. O estudo dos morfemas compreende o estudo sobre a formação e a estrutura das palavras.
Resposta da b = O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência , Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.
Resposta da c = As desinências são morfemas que se juntam à parte final das palavras variáveis com o intuito de assinalar as suas flexões, por isso são também chamadas de morfemas flexionais. As desinências podem ser nominais ou verbais.
Radical = Radical é um morfema básico , indivisível e comum a uma série de palavras. Também pode ser classificado como um morfema lexical. Um radical, na maioria das vezes, pode ser extraído através de comparações feitas entre várias palavras de uma mesma família. O radical retém o significado básico da palavra, é o núcleo
Afixo = Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra DERIVADA. Dependendo do local onde se encontram, os morfemas podem ser chamados de PREFIXOS, SUFIXOS ou INFIXOS. PREFIXO: quando o afixo é adicionado no início da palavra.
Tema e vogal temática = A vogal temática é um morfema cuja função essencial é ligar o radical às desinências que formam as palavras. Essa junção constitui o tema (radical + vogal temática), ao qual são acrescentadas as desinências. Tanto os verbos quanto os nomes apresentam vogais temáticas.
Explicação:
espero ter ajudado :)