O jornalista Clovis Rossi, num artigo da Folha de S.Paulo (06.10.2000 p.A2), sustenta a tese de que o Brasil, diferentemente da opinião de muitos brasileiros, tem grande importância no concerto das nações. O grande argumento a favor de sua tese é o tamanho do território, da população e da economia brasileira. O argumento desfavorável é a nossa má distribuição de renda, que ele chama de “dívida social”. Conclui o artigo com estas palavras:
Na hora em que (o Brasil) pagar pelo menos parte de sua dívida social, então, será um grande parceiro, e não apenas um parceiro grande.
Por meio de uma manobra com a posição das palavras, o articulista sugere que:
A
Na expressão grande parceiro, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais positiva do que na expressão parceiro grande.
B
Na expressão parceiro grande, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais dependente de uma avaliação subjetiva.
C
A mudança de posição do adjetivo, para ser coerente com o contexto, deveria ser invertida: o Brasil será um parceiro grande só quando pagar pelo menos parte de sua dívida social.
D
A dívida social vai impedir que o Brasil se torne um grande parceiro e nunca atinja o estágio de um parceiro grande.
E
A mudança da posição entre o substantivo e o adjetivo interfere muito pouco no sentido das expressões postas em confronto.
É urgente, me ajudem, pfvr
Respostas
Explicação:
summer na paz na respiração papéis grande auditiva está digitando qualidade da silva sentido mais
O exercício é interpretação de texto
a) Na expressão grande parceiro, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais positiva do que na expressão parceiro grande.
b) Na expressão parceiro grande, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais dependente de uma avaliação subjetiva.
c) A mudança de posição de adjetivo, para ser coerente com o contexto, deveria ser invertida: o Brasil será um parceiro grande só quando pagar pelo menos parte de sua dívida social.
d) A dívida social vai impedir que o Brasil se torne um grande parceiro e nunca atinja o estágio de um parceiro grande.
e) A mudança da posição entre o substantivo e o adjetivo interfere muito pouco no sentido das expressões postas em confronto