Respostas
Salve, Salve, Tranquilo?
os tribunais da Inquisição eram temporários e surgiam conforme a necessidade de julgar casos de heresia. Muitas vezes, os acusados eram encontrados “aleatoriamente” e condenados apenas para servirem de exemplo.
Ademais, eram convocados a prestar depoimento aos inquisidores a partir de denúncias de terceiros ou da simples suspeita.
Os julgamentos contavam com a presença de um jurista e um teólogo e perseguiam principalmente judeus, mouros, feiticeiras, filósofos, cientistas e místicos.
Uma pessoa podia ser acusada de:
Heresia - doutrinas ou práticas contrárias aos dogmas católicos;
Heresia - doutrinas ou práticas contrárias aos dogmas católicos;Bruxaria - invocação de espíritos malignos, conjuros, curas por ervas consideradas malignas;
Heresia - doutrinas ou práticas contrárias aos dogmas católicos;Bruxaria - invocação de espíritos malignos, conjuros, curas por ervas consideradas malignas;Continuar a manter costumes das religiões judaica ou muçulmana.
E Em 1559 é criada a lista dos livros proibidos (Index Librorum Prohibitorum), pela qual diversas obras filosóficas e científicas são consideradas impróprias.
Deste modo, seus criadores e leitores poderiam ser perseguidos pela Inquisição.
Bye! Espero ter ajudado, Até mais, bons estudos...