A Termodinâmica estuda as relações de troca entre o calor e o trabalho realizado na transformação de um sistema fisico, quando esse
interage com o meio externo.
Considerando-se que um motor cede para o meio ambiente uma quantidade de calor igual a 30,0k), quando lhe é fornecido uma
quantidade de calor igual a 50.0k), é correto afirmar que o rendimento desse motor, em 96, é igual a
a) 52.5
b) 38,5
C) 40.0
d) 55.0
e) 64.5
Respostas
Resposta:
ɳ = W/Qquente
W = Qquente – Qfria
W = 50,0K – 30,0K
W = 20,0KJ
ɳ = W/Qquente
ɳ = 20,0K /50,0K
ɳ = 0,40
ɳ = 40%
Explicação:
O Trabalho realizado por uma máquina térmica (em ciclos) é a diferença entre o calor introduzido pela fonte quente (Qquente) e o calor rejeitado para a fonte fria (Qfria).
W = Qquente - Qfria
Para calcular o rendimento de uma máquina térmica, a grosso modo, devemos verificar quanto de energia essa máquina aproveita (realizando trabalho) em função da energia total fornecida a mesma (Fonte quente)
ɳ = W/Qquente
O rendimento desse motor é de 40%.
Máquinas Térmicas
Pela Segunda Lei da Termodinâmica, sabemos que nenhuma máquina térmica apresentará rendimento de 100%, uma vez que parte da energia térmica não se converterá em trabalho.
O rendimento da máquina é relação entre a quantidade de energia térmica ela recebe e a quantidade de energia é efetivamente transformada em trabalho.
n = T/Q
Onde,
- n= rendimento da máquina
- T = trabalho
- Q = quantidade de calor que a máquina recebe
Outra forma de calcular o rendimento de uma máquina térmica é pela quantidade de calor que ela recebe na fonte quente e que cede para fonte fria.
n = 1 - Qf/Qq
Nesse caso, temos:
Qq = 50 Kcal
Qf = 30 Kcal
n = 1 - 30/50
n = 0,40
n = 40%
Saiba mais sobre máquinas térmicas em,
https://brainly.com.br/tarefa/970005
#SPJ2