Faça uma pesquisa sobre os relatos produzidos nos séculos XV e XVI, como a Carta de Pero Vaz de Caminha e, baseando-se nesses textos, siga os passos abaixo:
1ª Escolha um século, um local de origem e outro para chegada;
2ª Escolha a motivação da viagem;
3º Decida qual será a sua função na viagem, além de escrivão;
4º Descreva o percurso e a chegada (paisagens, sensações, surpresas, medos etc
Respostas
Resposta:Os viajantes eram pessoas de ambos os sexos, de classes sociais variadas, profissão e formação intelectual diversificada, que descreveram aspectos do Brasil, através de crônicas, relatos de viagem, correspondência, memórias, diários, álbuns de desenhos.
O conjunto de obras deixadas por eles integra a chamada literatura de viagem e se constitui numa literatura de testemunhos, cujos registros e observações ajudam a conhecer a realidade do Brasil da época.
A presença de viajantes estrangeiros e seus relatos publicados sobre o Brasil, datam do século XVI. Existem mais de 260 obras, em várias línguas, onde os autores falam dos habitantes, vida social, usos e costumes, fauna, flora e outros aspectos da antiga colônia portuguesa, principalmente durante o século XIX, depois que Dom João VI decretou abertura dos portos brasileiros, em 1808. Com abertura dos portos houve um incremento da navegação e o conseqüente aumento da presença estrangeira no país.
O primeiro a narrar a história primitiva do país foi Pero Vaz de Caminha, em carta que enviou a D. Manoel I, Rei de Portugal, quando encontrou a Terra de Santa Cruz.
Explicação: não sei se ta certo peguei da internet e copiei . Espero ter ajudado