O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador comparativo utilizado para classificar os países pelo seu grau de “desenvolvimento humano” e se baseia em três pilares. Apesar de o Brasil figurar entre um dos maiores PIB (per capita) do mundo, não figuramos como uma potência em IDH. Porque isso acontece?
Respostas
Resposta:
Isso acontece porque o Brasil não investe devidamente em saúde, educação e renda.
Explicação:
Olá!
Como o próprio enunciado diz, o Brasil figura entre um dos maiores Produtos Internos Brutos (PIB) do mundo, oscilando entre as vinte primeiras posições.
Entretanto, apesar do elevado PIB, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não representa essa bonança econômica. Avaliado em três esferas (saúde, educação e renda), o IDH varia de 0 a 1, sendo 0 muito baixo e 1 muito alto. O Brasil apresentava um IDH de 0,761 em 2018, estando na 79° posição.
E por que isso acontece?
O dinheiro arrecadado pelo Estado não é devidamente revertido para a população. A corrupção inviabiliza investimentos nas três esferas do IDH. Por isso a desigualdade social em nosso país é acentuada, a educação é defasada e a saúde é precária (mesmo com a existência de um dos melhores sistemas de saúde do mundo).
Isso explica o fato do Brasil não ser uma potência em IDH, sendo necessário mudanças no modo de se investir em renda, saúde e educação.
Espero ter ajudado! Bons estudos!