Seja P é o conjunto formado por todos os números pares positivos menores que 3 e M o conjunto formado por todos os números ímpares positivos menores que 3. Marque somente a VERDADEIRA abaixo: * 1 ponto (A) P ⊂ M (B) P ⊃ M (C) PȻ M (D) P = M (E) M ⊃ P
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:Os conjuntos numéricos são reuniões de números que apresentam uma ou mais características em comum. Todo conjunto numérico possui subconjuntos, que são definidos impondo uma condição adicional ao conjunto numérico observado. É assim que são definidos os conjuntos dos números pares e ímpares, que são subconjuntos dos números inteiros.
Por esse motivo, é importante compreender bem o que são conjuntos, subconjuntos e o conjunto dos números inteiros para obter detalhes mais aprofundados sobre os números pares e ímpares.Conjunto dos números inteiros
O conjunto dos números inteiros é formado apenas por números que não são decimais, ou seja, que não possuem vírgula. Em outras palavras, são os números que representam unidades que ainda não foram repartidas.
A esse conjunto, pertencem os números inteiros negativos, o zero e os números inteiros positivos. Assim, podemos escrever seus elementos da seguinte maneira:
Z = {…, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, …}
Uma informação adicional: o conjunto dos números naturais está contido no conjunto dos números inteiros, pois os números naturais são aqueles que, além de inteiros, não são negativos. Portanto, o conjunto dos números naturais é um dos subconjuntos do conjunto dos números inteiros.
Números pares
Assim como o conjunto dos números naturais é subconjunto dos números inteiros, o conjunto dos números pares também é. Em um primeiro momento, aprendemos a reconhecer os elementos do conjunto dos números pares por meio de brincadeiras. A regra usada é: todo número par termina com 0, 2, 4, 6 ou 8. Dessa maneira, 224, por exemplo, é um número par porque termina com o algarismo 4.
Entretanto, essa é uma consequência da definição formal de número par, que pode ser compreendida como: