Leia o texto a seguir:
A DELIBERAÇÃO CEE N° 169/2019, fixou normas concernentes ao Currículo Paulista da Educação Infantil e Ensino Fundamental para toda a rede estadual, redes municipais e rede privada no Estado de São Paulo. Reflita sobre as Competências Específicas de Linguagens que constam na deliberação e as prováveis atividades que podem ser criadas na sala de aula de alfabetização, no estado de São Paulo. O Currículo Paulista define as seguintes competências específicas para os componentes do Ensino Fundamental, na Área de Linguagens, na Língua Portuguesa:
Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
Analise as afirmações abaixo:
I. A experiência alfabetizadora, nas escolas localizadas no estado de São Paulo poderão trazer às salas de aulas diversificadas manifestações da cultura tradicional popular paulista, com sua rica diversidade e identidades variadas.
II. O professor alfabetizador paulista deverá entender, à luz de tal deliberação CEE N° 169/2019, que ficou proibido qualquer expressão que indique a variação linguística, como gírias e expressões vocabulares populares.
III. Contações de histórias vindas da memória oral popular paulista, trazidas pelas crianças alfabetizandas, aprendidas oralmente em casa com familiares ou vizinhos idosos serão importantes atividades, com muitos desdobramentos.
IV.A deliberação CEE N° 169/2019 errou profundamente em sugerir atividades promotoras da apropriação da linguagem escrita, levando em conta as formas de interação presentes nos distintos espaços convividos pelas crianças.
É correto o que se afirma apenas em:
Grupo de escolhas da pergunta
III
I e II
I, II e III.
I e III
II e III
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Corretas: I e III
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás