Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação.
Karl Marx. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 48 (adaptado).
Ainda considerando o texto acima, assinale a opção correta.
Opções de pergunta 4:
a)
Marx pensa a história como a luta entre a classe que detém os meios de produção e a classe que detém o meio de produção intelectual.
b)
Marx separa as classes sociais de acordo com o tipo de trabalho: os trabalhadores manuais são aqueles que detêm os meios de produção material e os trabalhadores intelectuais aqueles que dispõem dos meios de produção intelectual.
c)
Marx pensa a história como uma ideologia criada pela classe que detém os meios de produção intelectual para dominar a classe dos que detém os meios de produção material.
d)
Marx pensa a dominação da classe trabalhadora em termos materiais, pois os trabalhadores possuem sua cultura própria, que seria a cultura popular, enquanto as elites têm a cultura erudita.
e)
Marx separa as classes sociais de acordo com sua posição na produção: de um lado, aqueles que detêm os meios de produção, os capitalistas; de outro, aqueles que, por não possuírem os meios de produção, detêm apenas sua força de trabalho, os trabalhadores.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
D
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás