Respostas
Nas últimas décadas do século XX, presenciamos um dos fatos mais marcantes na sociedade brasileira, que foi a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no campo do trabalho, fato este explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais.
Em razão do avanço e crescimento da industrialização no Brasil, ocorreram a transformação da estrutura produtiva, o contínuo processo de urbanização e a redução das taxas de fecundidade nas famílias.
Com a chegada da Revolução Industrial, as fábricas precisavam de mais mão-de-obra, sendo assim elas começaram a aceitar as mulheres.
Pela primeira vez, um grande número de mulheres começou a trabalhar fora de casa. Essa nova condição proporcionou a inclusão de mulheres no mercado de trabalho e promoveu independência e autonomia, assim como deu origem a outras mudanças, incluindo o movimento pelos direitos das mulheres, que levaria mais de um século para se firmar.
Porém, com o passar dos anos e por meio das suas lutas, as mulheres foram conquistando direitos, como aumento de salário, lugar para deixar os filhos e condições melhores de trabalho.