Leia o texto abaixo.
Falar em progressos implica necessariamente em supor a existência de desigualdades entre os povos, uns mais adiantados e outros mais atrasados. Em outras palavras, significa hierarquizar esses povos segundo uma linha de evolução [...]. Argumentos evolucionistas – ou ao menos seus pressupostos ou suas lógicas – continuam a ser correntes em muitas expressões de senso comum. Toda vez que usamos o termo primitivo para fazer referência a um modo de vida, acentuando provavelmente sua tecnologia rudimentar, estamos compartilhando daqueles pressupostos e lógicas. Uma das razões que torna o texto de Lévi-Strauss [um dos mais importantes cientistas sociais] tão atual é exatamente essa [...] preocupação em discutir a noção de progresso. Não para desconsiderá-la totalmente, mas para lhe propiciar um entendimento que recuse a hierarquização das culturas.
Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2011.
De acordo com esse texto, é possível afirmar que, diferentemente do senso comum, a sociologia tem como um dos seus valores principais a
dominação cultural.
hierarquização das culturas.
relativização cultural.
repressão cultural.
valorização dos preconceitos culturais.
Respostas
respondido por:
45
Resposta:
c) relativização cultural.
Explicação:
Etnocentrismo é a concepção de membros de uma cultura ou grupo social como sendo o centro, o normal, e superior as demais. Já o relativismo cultural é baseado na ideia do outro (alteridade) como sendo relativa, não há um modelo cultural de referência.
____________________________
Espero ter ajudado! :)
Espero ter ajudado! :)Desculpa se essa não for a resposta
respondido por:
17
Resposta:
letra C
Explicação:
relativização cultural
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás