Produza um texto relacionando a filosofia política de Platão à de Aristóteles. Dentro do seu texto (que deve ter até 20 linhas e conter pelo menos três parágrafos, representando introdução, desenvolvimento e conclusão), tente responder às seguintes questões: qual o papel da ética na filosofia política dos dois filósofos? Como eles viam a democracia? Qual das duas teorias, na sua opinião, é mais interessante e porquê?
Respostas
Dentro da visão política de Aristóteles e Platão, é possível analisar grandes semelhanças. Tanto um quanto o outro afirmam a política e a ética como ciências por excelência, e todas as outras ciências são posteriores à estas, sendo a ética a doutrina moral do indivíduo e, a política, a doutrina moral da sociedade.
A divergência entre eles ocorre no ponto da sistematização política. Platão confia no idealismo de uma cidade rica e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno, e o homem não é visto como um indivíduo integrante de uma sociedade, mas como um cidadão de uma cidade. Ao contrário disto, Aristóteles pontua uma visão mais realista sobre a política, pontuando os indivíduos como seres integrantes de uma sociedade que coabitam, se relacionam, convivem, estão destinados ao convívio social. Traduzindo de maneira crua, Platão via a arte da política sendo destinada aos privilegiados, enquanto Aristóteles defendia que a formação de um Estado se dá através do convívio entre os homens.
Penso de modo realista, assim como Aristóteles. Nos dias atuais, é impossível pensar em algo além do convívio social como formador de uma política justa e democrática, pois partindo do contrário, e conferindo o poder político concentrado em pessoas privilegiados (mesmo que por condições intelectuais), desequilibra a democracia.