• Matéria: História
  • Autor: NandahGomez
  • Perguntado 9 anos atrás

sobre o império romano , o que causou sua crise e o seu fim ?

Respostas

respondido por: AulaNaNET
4
a falta de escravos que consequentemente provocou uma queda na produção de agrícola a falta de investimento no exército que obrigou Roma a dialogar com os povos bárbaros da Fronteira fazendo acordos para defender o território o aumento da inflação por causa do estabelecimento na falta de dinheiro o estado passou a exercer uma política de emissão de moeda provocando uma desvalorização do dinheiro sem dinheiro o estado inicia a sua falência o aumento de impostos para Sanear com a economia a corrupção generalizada a falta de sintonia entre as províncias e o governo romano
Anexos:
respondido por: kamilla4794
3

Resposta:

a crise do sistema escravista, fome, revoltas, manutençao dos exercicios

Explicação:

O século III foi marcado por uma grande sucessão de imperadores, o que evidenciou a instabilidade desse período, pois, em um período aproximado de 50 anos, o Império Romano teve cerca de 16 imperadores – muitos deles mortos após conspirações.

Além disso, o fim da expansão territorial romana afetou fortemente a economia. A partir do século II, o Império Romano passou a priorizar a manutenção do gigantesco território conquistado. Isso afetou diretamente o sistema escravista, que era sustentado a partir dos prisioneiros de guerra levados ao Império como escravos. A crise do sistema escravista foi ampliada na medida em que os povos conquistados recebiam o direito à cidadania romana.

Esse contexto desencadeou uma crise econômica em razão da diminuição da produção agrícola e do encarecimento dos alimentos. O encarecimento dos alimentos gerou fome, e revoltas aconteceram em determinadas regiões. Além disso, essa crise econômica afetou diretamente a manutenção dos exércitos localizados nos limes, as fronteiras do Império Romano.

Perguntas similares