Com relação à condição da política econômica brasileira nas primeiras
repúblicas, cite as diferenças entre as políticas economias de Rui Barbosa e
de Deodoro da Fonseca.
Respostas
a) A política de Rui Barbosa visava a industrialização no Brasil, e a de Prudente de Morais visava apoio ao café, deixando de lado a indústria.
b) A política do encilhamento falhou, pois no Brasil, não surgiram indústrias, apenas indústrias fantasmas, ou seja, elas eram criadas apenas no papel. Outro fator, foi que a emissão de moeda fez com que agravasse a inflação. Enfim, a industrialização nesse período foi apenas um surto, uma especulação.
c) O café não era valorizado no mercado, o que ameaçou colocar os cafeicultores em crise. Por isso, Afonso Pena cria o Convênio de Taubaté, em 1906, onde o governo compraria os excedentes de café, impedindo a crise dos cafeicultores.
d) Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil ficou sob o comando de Venceslau Brás, e ele foi mais um dos presidentes que tentou industrializar o país. Porém, não foi mais nada do que outro surto industrial, pois no fim da guerra, o Brasil já tinha abandonado a indústria, que se consolidaria apenas na Era Vargas. Outra consequência foi a crise do café, pois com o fim da guerra, os países já não compravam mais café, e com a crise de 1929,o Brasil se afundou de vez na crise.