Marque a resposta correta:
( )No Calor Latente (L), o estado físico da substância é modificado, enquanto no calor sensível ele permanece o mesmo. O calor latente independe da temperatura do corpo, enquanto o calor sensível a considera.
( )O calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g. Ou seja, são necessárias 540 Kcal para evaporar 2 g de água a 150 °C.
( )A quantidade de calor necessária para que cada grama da substância sofra mudança de estado é chamada de calor latente de vaporização ou de fusão. No caso da água, por exemplo, o calor latente de vaporização é de 540 cal/g, ou seja, cada grama de água a 100°C precisa de 540 cal de calor para sofrer a mudança do estado líquido para o estado gasoso.
( )A quantidade de calor latente é determinada pela soma da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L). Q = m . c . L . Δθ
( )Calor específico (c) é uma constante de proporcionalidade da equação fundamental da calorimetria. Seu valor depende diretamente da substância que constitui o corpo, ou seja, do material o qual é feito.
( )Calor sensível é quando a água entra em ebulição. Este fenômeno é regido pela lei física conhecida como Equação Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico.
( )A capacidade térmica (C), também chamada de capacidade calorífica, é uma grandeza que corresponde a quantidade de calor presente num corpo em relação a variação de temperatura sofrida por ele. É uma grandeza física característica do corpo. Já o calor específico (c) é uma grandeza física característica de substância. Para calcular utiliza-se a fórmula: C = Q/Δθ; ou C = m.c. Onde, C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K), Q: quantidade de calor (cal ou J), Δθ: variação de temperatura (°C ou K), m: massa (g ou Kg), c: calor específico (cal/g°C ou J/Kg.K).
( )No Calor Latente (L), o estado físico da substância não é modificado, enquanto no calor sensível ele muda O calor latente depende da temperatura do corpo, enquanto o calor sensível a considera. O calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g. Ou seja, são necessárias 540 cal para evaporar toda a água do recipiente a 100 °C.
(A quantidade de calor latente é determinada pelo produto da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L). Q = m . L
( )No caso da água, por exemplo, o calor latente de vaporização é de 540 cal/g, ou seja, cada grama de água a 100°C precisa de 540 cal de calor para sofrer a mudança do estado líquido para o estado gasoso. )
Respostas
Sobre Calorimetria, as afirmações estão nas ordem: V; F; V; F; V; F; V; F; V; V.
Quando não é considerada uma mudança de estado físico, utilizamos da Quantidade de Calor Sensível para calcular a variação de energia. A quantidade de calor é expressa matematicamente por:
Q=m.c.Δθ
O calor específico, também conhecido como calor sensível, de uma material é a quantidade de energia necessária para que esse material varie 1°C ou 1K de Temperatura.
O calor latente é a quantidade de energia que um material necessita para mudar seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso), durante essa mudança não há alteração da temperatura, somente do estado físico da matéria.
O calor é o transito de energia entre um material e outro associada a um ambiente ou um corpo dada a diferença de temperatura. Consideramos "calor" um ambiente com alta temperatura.
Temperatura é uma unidade de medida que avalia o grau de agitação das moléculas, quanto maior a agitação, maior a temperatura e maior a sensação de calor.