5. Proteger e restaurar a integridade dos
sistemas ecológicos da Terra, com especial
atenção à diversidade biológica e aos processos
naturais que sustentam a vida.
6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor
método de proteção ambiental e, quando o
conhecimento for limitado, assumir uma postura
de precaução.
7.Adotar padrões de produção, consumo e
reprodução que protejam as capacidades
regenerativas da Terra, os direitos humanos e o
bem-estar comunitário.
8. Avançar o estudo da sustentabilidade
ecológica e promover o intercâmbio aberto e
aplicação ampla do conhecimento adquirido.
a) Explique o que é Integridade Ecológica?
b)Para cada um dos itens citados acima, dê 3 exemplos
Respostas
Resposta:
a) Explique o que é Integridade Ecológica?
A integridade ecológica é descrita como a capacidade de um ecossistema suportar e manter uma comunidade de organismos equilibrada, integrada e adaptada, com uma composição, diversidade e organização funcional de espécies, comparada aquele ecossistema da região similar
b) Para cada um dos itens citados acima, dê 3 exemplo:
5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida.
Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçadas.
Controlar e erradicar organismos não-nativos ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas, ao meio ambiente, e prevenir a introdução desses organismos daninhos
Manejar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de formas que não excedam as taxas de regeneração e que protejam a sanidade dos ecossistemas.
6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
Orientar ações para evitar a possibilidade de sérios ou irreversíveis danos ambientais mesmo quando a informação científica for incompleta ou não conclusiva
Impor o ônus da prova àqueles que afirmarem que a atividade proposta não causará dano significativo e fazer com que os grupos sejam responsabilizados pelo dano ambiental.
Garantir que a decisão a ser tomada se oriente pelas consequências humanas globais, cumulativas, de longo prazo, indiretas e de longo alcance.
7.Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
Reduzir, reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos.
Atuar com restrição e eficiência no uso de energia e recorrer cada vez mais aos recursos energéticos renováveis, como a energia solar e do vento
Promover o desenvolvimento, a adoção e a transferência eqüitativa de tecnologias ambientais saudáveis.
8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover o intercâmbio aberto e aplicação ampla do conhecimento adquirido.
Apoiar a cooperação científica e técnica internacional relacionada à sustentabilidade, com especial atenção às necessidades das nações em desenvolvimento.
Reconhecer e preservar os conhecimentos tradicionais e a sabedoria espiritual em todas as culturas que contribuam para a proteção ambiental e o bem-estar humano.
Garantir que informações de vital importância para a saúde humana e para a proteção ambiental, incluindo informação genética, estejam disponíveis ao domínio público
Explicação: