Respostas
1. Introdução
A Ginástica Rítmica vem sendo valorizada no Brasil, pois utiliza a arte do movimento, do ritmo, da música, da criatividade e a capacidade física do praticante. A GR tornou-se uma modalidade olímpica a partir das Olimpíadas de Los Angeles em 1984 com a competição individual. A competição de conjunto, considerada uma das mais expressivas e bela da modalidade foi introduzida nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, sendo considerada um sucesso de público a cada Olimpíada ou Mundial. O órgão máximo que regulamenta a GR e demais manifestações ginásticas oficiais em todo o mundo é a Federação Internacional de Ginástica (FIG) (MOLINARI, 2007).
1.1. Objetivo do estudo
Este estudo teve como objetivo verificar a possibilidade da aprendizagem de movimentos / exercícios básicos, específicos da GR, vivenciados durante as aulas de educação física escolar para crianças na faixa etária de oito anos de idade que tiveram contato com a modalidade a partir da realização desta pesquisa.
1.2. Importância do problema
Segundo a literatura, a aprendizagem de movimentos básicos, específicos de uma modalidade dinâmica como a GR pode contribuir para o desempenho corporal e para o desenvolvimento motor de crianças bem como ampliar o grau de flexibilidade. (TOLEDO, 2009; MOLINARI, 2007). Embora a prática da GR seja importante para a criança, não são todas as escolas que oferecem a modalidade, ou seja, o acesso é restrito e a maioria das crianças que só têm contato com a GR pela televisão fica impressionada com os movimentos que as ginastas realizam e provavelmente, embora sintam admiração naquele momento, não se imaginam capazes de realizar alguns daqueles movimentos/exercícios tão expressivos. Essa pesquisa procurou verificar a possibilidade de proporcionar às crianças que nunca ouviram falar dessa modalidade, a oportunidade de vivenciá-la durante as aulas de educação física e, dessa forma, ampliar a sua bagagem motora.
1.3. Delimitação
O estudo restringiu-se a verificar a possibilidade da inclusão de exercícios específicos da Ginástica Rítmica dentro do programa de Educação Física Escolar, como forma de contribuição do desenvolvimento motor, de crianças do sexo feminino, na faixa etária de oito anos de idade que nunca tiveram contato com a modalidade.
1.4. Hipótese ou questão
A GR como parte das aulas de educação física escolar, Qual a capacitação que o profissional de Educação Física necessita para ter condições de desenvolver exercícios de GR durante suas aulas?