• Matéria: Química
  • Autor: Dan057
  • Perguntado 4 anos atrás

A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo. Por exemplo, abaixo temos os elétrons do berílio. Ele possui 4 elétrons no total, distribuídos em duas camadas eletrônicas. Assim, a sua distribuição eletrônica é dada por: 2 – 2.




Átomo de berílio

No entanto, os elétrons não se distribuem de qualquer forma nessas camadas, havendo, portanto, algumas regras a serem seguidas para essa distribuição. Por exemplo, a primeira camada (K) suporta no máximo 2 elétrons, e a camada de valência (a última camada a ser preenchida) pode possuir no máximo 8 elétrons.

Esses e outros fatores ocorrem porque os elétrons distribuem-se nas camadas eletrônicas de acordo com subníveis de energia, que são identificados pelas letras s, p, d, f, que aumentam de energia nessa ordem respectiva. Cada nível comporta uma quantidade máxima de elétrons distribuídos nos subníveis de energia. Na classificação periódica, o período e grupo ou família em que o elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p5 está localizado são, respectivamente:

A)3 e 13 ou 3A.

B)4 e 17 ou 7A.

C)6 e 14 ou 4A.

D)4 e 16 ou 6A.



E)6 e 16 ou 6A.


Dan057: Preciso urgente

Respostas

respondido por: guighost1983
1

Resposta:

B) 4 e 17 ou 7A

Explicação:

o 4 se refere ao período, e 17 refere-se ao grupo.

logo se utilizarmos isso para localizar, achomos o Br (Bromo).

Perguntas similares