• Matéria: Português
  • Autor: carolinw00
  • Perguntado 4 anos atrás

ME AJUDEEM PFVV!!! A ROSA DE HIROSHIMA

(1954)

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroxima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A antirrosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada.


1) A escolha de temos sociais fez com que Vinícius de Moraes escrevesse um poema que imortalizou o sofrimento provocado pela bomba atômica. Quais as características líricas que se destacam no poema, ou seja, quais os sentimentos provocados no poema?


2) Quais as mudanças de sensações causadas quando unimos a música e a poesia? E quando essas duas expressões artísticas vem com imagem que representam?


4) Observe o poema, percebe-se que ele se divide em dois momentos, o primeiro com o pedido. Que pedido é esse? Qual o objetivo de fazer esse pedido. O segunda momento, trata-se de apelo mais contudente que o pedido. Que apelo é esse? qual o objetivo?​

Respostas

respondido por: T4TUGaMeR
1

Resposta:

A Rosa de Hiroshima é um poema escrito pelo cantor e compositor Vinicius de Moraes. O poema recebeu esse nome como um protesto sobre as explosões de bombas atômicas ocorridas na cidade de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Criado em 1946, o poema foi primeiro publicado no livro Antologia Poética. Mais tarde, em 1973, os versos foram musicados e ganharam corpo na voz do grupo Secos e Molhados.

Explicação:

espero ter ajudado : )

Perguntas similares