Após a leitura do fragmento da obra do autor Guimarães Rosa, responda as questões a seguir:
1. Leia o fragmento do trecho I: “(...) o diabo vige dentro do homem (...)”. Em um texto, é possível inferirmos, reduzirmos o sentido de determinadas palavras a partir do contexto. Desse modo, a palavra destacada pode ser substituída sem prejuízo de sentido por:
a) mora
b) coordena
c) necessita
d) anda
2. Riobaldo afirma que, antes, quando era jagunço, não tinha tempo para fantasiar, mas agora, aposentado (de “range rede”), dera para especular ideias. Qual assunto que lhe interessa?
3. De acordo com o contexto do trecho I, diga o que seria” o homem arruinado”, o “homem dos avessos”.
4. Retire do texto um trecho em que a fala de Riobaldo leve em conta a presença de um interlocutor
Respostas
Resposta:
1) letra a
2)Riobaldo afirma que, antes, quando era jagunço, não tinha tempo para fantasiar, mas agora, aposentado (de “range rede”), dera para especular ideias. Qual é o assunto que lhe interessa? A existência ou não do demônio.
3)O homem arruinado e o homem dos avessos seria o homem que tem o mal
dentro de si. Professor, basta que o aluno atente para o fio condutor do contexto.
4)na página 26 )
“Explico ao senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem – ou é homem arruinado, ou homem dos avessos. Solto, por si, cidadão, é que não tem diabo nenhum. Nenhum – é o que digo. O senhor aprova? Me declare tudo, franco – é alta mercê que me faz: e pedir posso, encarecido. Este caso – por estúrdio que me vejam – é de minha certa importância. Tomara não fosse … Mas, não diga que o senhor assisado e instruído,que acredita na pessoa dele? Não? Lhe agradeço sua alta opinião compõe minha valia. Já sabia,esperava por ela – já o campo! Ah, a gente,na velhice , carece e ter sua aragem de descanso. Lhe agradeço. Tem diabo nenhum. Nem espírito. Nunca vi.”
Explicação: