Com relação à Inconfidência Mineira, o Governo Colonial prendeu 34 acusados de participação no movimento. Após os julgamentos, apenas uma pessoa foi condenada à morte. Já em relação à Conjuração Baiana, a reação foi mais rápida e violenta. Foram presos 41 participantes e quatro pessoas foram condenadas à morte, além de terem sofrido tortura na prisão.
Explique os motivos para o tratamento diferenciado na repressão aos movimentos citados acima por parte do Governo Federal.
Nihbia:
Tbm tô esperando alguém responder mlk
Respostas
respondido por:
29
Resposta: A rigidez aos envolvidos da conjuração baiana fui dada por quê, tinha um temor muito grande de conspiração e movimento de caráter popular
Explicação: Confia
respondido por:
1
A Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, foi um movimento de caráter elitista, movimentado por intelectuais e pessoas com status social. Já a Conjuração Baiana, de 1798, foi liderada pelas camadas mais pobres e de classe média de Salvador, na Bahia.
Outro fator importante era que o movimento baiano contava com a participação de escravizados, e uma das reivindicações era a abolição da escravatura, algo não mencionado pelos mineiros.
Diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana
- A Inconfidência Mineira teve como estopim a imposição da derrama em 1788, que era a cobrança forçada dos impostos atrasados.
- Os donos de terras e mineradores questionaram a manutenção dos altos impostos devido à escassez do ouro.
- A elite de Vila Rica, atual Ouro Preto, se mobilizou com o objetivo de se separar de Portugal e criar uma República ali.
- A Conjuração Baiana foi a mobilização das camadas populares contra a alta dos impostos e da inflação, que impactava o povo mais pobre.
- O racismo na sociedade também era problematizado, já que a maioria da população era negra e escravizada.
- Eles buscavam o fim do domínio português, a instauração da República, o livre comércio e o fim da escravidão.
Sobre a Inconfidência Mineira, confira: https://brainly.com.br/tarefa/3224658
#SPJ2
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás