Respostas
Resposta:
A eutrofização é um fenômeno que ocorre como consequência do aumento da quantidade de nutrientes no ambiente aquático. Pode ocorrer por causas naturais, mas acontece também como resultado da ação humana. Provoca danos graves no ambiente aquático, tais como mortandade das espécies que ali vivem e proliferação de algas e cianobactérias, que podem produzir substâncias nocivas à saúde.
Processos:
A eutrofização inicia-se com o aumento da disponibilidade de nutrientes no ambiente aquático.
Com a maior quantidade de nutrientes, verifica-se um surgimento exagerado do número de algas microscópicas e de cianobactérias, que formam uma camada que impede as trocas de gases com a atmosfera e reduz a passagem de luz.
Como consequência, acontece a morte de plantas enraizadas e também de algas abaixo da superfície, uma vez que a camada formada pelas algas e cianobactérias impede a passagem de luz e, consequentemente, a realização de fotossíntese. A morte dessas espécies reduz o oxigênio dissolvido e também a disponibilidade de alimento para as espécies do local.
A morte de algas e plantas eleva a disponibilidade de nutrientes para decompositores aeróbios, que utilizam o pouco oxigênio ali presente no processo de decomposição.
A decomposição acelera a redução de oxigênio na água, levando à morte de animais e também de plantas.
Inicia-se então a decomposição anaeróbia, sem uso de oxigênio, que desencadeia a liberação de gases que causam forte odor.
Biorremediação: A biorremediação é definida como sendo o uso de processos biológicos para degradar, transformar e/ou remover contaminantes de uma matriz ambiental, como água ou solo. ... Muitos compostos, comprovadamente tóxicos, têm sido introduzidos no meio ambiente pela atividade humana.
Explicação: