4- Para desenvolver um produto, é necessário criar etapas para seu desenvolvimento. Qual importância de respeitar as cinco etapas de desenvolvimento?
Respostas
Seguir as etapas do processo de desenvolvimentos de novos produtos garante o sucesso na criação, validação e introdução de soluções inéditas no mercado.
Afinal, não é fácil criar um produto ou serviço do zero e fazê-lo chegar até o seu público-alvo, ainda mais em um cenário competitivo como o nosso.
Por isso, o desenvolvimento de novos produtos é um processo complexo e estruturado, que passa por várias etapas desde a concepção da ideia até o lançamento do produto no mercado.
Na ciência dos negócios, o termo utilizado é new product development (NPD), e há vários métodos possíveis para transformar ideias e oportunidades de mercado em produtos de sucesso.
É preciso pensar, em primeiro lugar, nas necessidades do consumidor, e ainda nas tendências de mercado, concorrência, viabilidade econômica, posicionamento, entre vários outros aspectos.
A questão é que, mesmo seguindo rigorosamente essas etapas, a maioria dos novos produtos simplesmente não vai para frente.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela consultoria Nielsen, metade dos produtos lançados anualmente na América Latina fracassa — e 30% não sobrevivem sequer por um ano.
De acordo com a líder de inovação da Nielsen, Cassiana Costa, apenas 50% dos novos produtos seguiram o caminho certo: traduzir uma necessidade do consumidor em um produto adequado.
Os outros 50% simplesmente basearam o desenvolvimento de novos produtos nos motivos errados, tentando copiar a concorrência ou aproveitar tendências sem avaliar o que os consumidores realmente queriam.
Além disso, a especialista reforça que somente um processo estruturado pode garantir o sucesso da inovação, levando em conta aspectos como um design estratégico, boa execução comercial e divulgação eficiente.
Um outro estudo da Nielsen, feito em 2014 nos EUA, revela uma estatística ainda mais alarmante: 85% dos novos produtos falham no mercado B2C norte-americano.
Por outro lado, o Brasil está em 9º lugar na lista dos países que mais investem em inovação de acordo com seu PIB — US$ 42,1 bilhões ao ano —, segundo um ranking divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2018.
Ou seja: é melhor estar atento às etapas do processo de desenvolvimentos de novos produtos para aproveitar as futuras oportunidades e evitar erros.