Respostas
Resposta:
O críquete surgiu no Brasil via negócios com a Inglaterra, especialmente na construção de ferrovias. Os ingleses que chegaram ao país sul-americano não trouxeram apenas seus costumes e cultura, pois seus esportes em excelência acabaram aparecendo com força . Alguns historiadores, contudo, afirmam que o críquete chegou em solo brasileiro no ano de 1872.
Além do Rio Cricket, foram fundados outros clubes no Brasil. Estão entre eles o São Paulo Athletic Club , o Clube Internacional de Cricket e o Club de Cricket Victória , sendo estes dois do Estado da Bahia, em 1899.
O críquete não chegou a ser popularizado e os antigos clubes abandonaram a prática do esporte porque o futebol acabou ganhando maior repercussão, entre o final do século XIX e o início do século XX. Desta forma não houve uma entidade que, de maneira apropriada, zelasse por este desporto em solo brasileiro.
Em 2001 o críquete ganhou novo vigor no Brasil, com a fundação da Associação Brasileira de Críquete, na cidade de Brasília, no Distrito Federal. A entidade contabiliza ainda poucos praticantes e a maioria dos jogadores são estrangeiros naturalizados . No ano de 2002 adentrou à ICC e, em 2003, passou a estar presente na categoria de membro afiliado.
Atualmente, o país se faz presente como membro associado no Conselho internacional de Críquete.
Mesmo ganhando adeptos, este desporto ainda é pouco divulgado na televisão brasileira, sendo que a maior parte das informações sobre o mesmo é repassada via sites que trabalham com a área. Mesmo com o aumento da chamada transmissões de jogos via internet, o interesse da população em geral ainda precisa ser melhor trabalhado, visando a sua expansão.