Segundo CAVINI (2010), durante a metade do século XVI, os aristocratas florentinos costumavam encenar
em seus palácios vários tipos de espetáculos suntuosos. Não era exatamente opera, mas sim seus
precursores e havia três tipos de espetáculos:
Respostas
Resposta:
Música renascentista o início da ópera
O Início da Ópera
Os autores Grout e Palisca (1997) fazem a seguinte observação acerca da junção música e letra no século XVII:
“A musica reservata, os matizes descritivos e expressivos do madrigal, as aberrações cromáticas de Gesualdo e as sonoridades esplendorosas dos maciços coros venezianos são outros tantos sinais da tendência, nas últimas décadas do século XVI, para uma viva exteriorização expressiva no domínio musical. Esta tendência é levada ainda mais longe no século XVII, tomando corpo nas novas formas da cantata e da ópera. Com o nascimento das formas instrumentais puras (ricercare, canzona e toccata), a música do Renascimento tinha já começado a transcender as palavras; esta linha evolutiva prossegue também sem quebras nas épocas ulteriores. E, por último, enquanto as canções a solo do Renascimento eram peças líricas, não muito diferentes no estilo dos madrigais, uma das principais inovações da viragem do século foi a descoberta de que a canção a solo podia ser utilizada como veículo para a expressão dramática. Os violentos estados de alma expressos por Gesualdo e Gabrieli, através de um conjunto de vozes, passam a exprimir-se em solos com acompanhamento instrumental.”
Segundo CAVINI (2010), durante a metade do século XVI, os aristocratas florentinos costumavam encenar em seus palácios vários tipos de espetáculos suntuosos.
Não eram exatamente ópera, mas sim seus precursores e havia três tipos de espetáculos:
• Favola Pastorale: poema lírico dialogado;
• Intermezzo: narrativa musical cantada e encenada;
• Comédia Madrigalesca: pequeno poema musicado;
O sítio História Ilustrada da Arte (consultado em 06/02/2018 ) nos traz a seguinte informação:
Artistas e escritores começaram a declamar as passagens mais poéticas das obras clássicas, acompanhando os diálogos com alguns acordes musicais. A música começou a ter um papel tão importante como as palavras e as ações. As obras Dafne e Euridice de Jacopo Peri e Ottavio Rinuccini (1600) são consideradas como os primeiros trabalhos realizados sob esta forma.
A obra Orfeu de Monteverdi (1607) foi um marco muito importante para o futuro da ópera, pela profundidade de sentimentos demonstrada pelos seus personagens e pela inclusão de coros, bailes e orquestra.
Nas figuras abaixo podemos ver a orquestração utilizada por Monteverdi na ópera Orfeu, bem como os instrumentos da época
Museu da Música de Paris
Resposta:
agradável e com você rapidão jáe não é muito importante para a festa do meu iPhone início da mensagem encaminhada de mim não tem como eu te mando mensagem já foi
Explicação:
eu falei que eu possa dar uma pessoa de contato e interesse a tá entendi a sua namorada Marília e você vai encontrar arquivos de mim e para a gente vai se falando com o pai da noiva e noivo a gente se fala de um filme que i