: O Espaço Agrário Brasileiro: Leia com atenção o texto abaixo e assinale a alternativa que indica as causas dessa grande mudança no crescimento populacional do Paraná.: “A ocupação do Paraná intensificou-se na década de 1940, com a chegada das culturas de café e de algodão no norte do Estado, nas áreas pioneiras polarizadas por Londrina. Nelas, multiplicaram-se as pequenas e médias propriedades e a oferta de emprego rural. Milhares de migrantes chegavam atualmente à região: entre 1950 e 1960, a população paranaense cresceu mais de 100%, um recorde entre os estados brasileiros. A partir de 1970, a introdução do cultivo de soja alterou substancialmente a estrutura agrária de vastas porções do Estado. (…) Entre 1970 e 1980 o Paraná voltou a quebrar um recorde, só que desta vez negativo: sua população cresceu apenas 11%, o menor índice entre os estados brasileiros.” (ARAÚJO, R.; MAGNOLI, D. A Nova Geografa. Ed. Moderna.) *
1 ponto
a) O crescimento do tamanho médio das propriedades e a mecanização agrícola.
b) A fragmentação das grandes unidades rurais em novas pequenas propriedades de terra, acompanhada pela melhoria da infraestrutura para o escoamento da produção do pequeno agricultor.
c) A ampliação de oportunidades econômicas na região rural do Estado e o deslocamento de parte da população urbana das médias e pequenas cidades do interior para as áreas rurais para trabalhar no cultivo de soja.
d) A estabilidade da política agrária, sobretudo no que concerne aos incentivos e subsídios ao pequeno trabalhador rural e o consequente crescimento de sua renda familiar.
e) A instalação de assentamentos rurais destinados a retomar a cultura do café e o aumento da necessidade de mão-de-obra no campo.
Respostas
As causas dessa grande mudança no crescimento populacional do Paraná são explicadas na alternativa a) O crescimento do tamanho médio das propriedades e a mecanização agrícola.
A ocupação populacional do Paraná sofreu intensificação durante os anos 40, graças ao começo do cultivo do café e do algodão na região norte paranaense. Nessas regiões ocorreu então a multiplicação das pequenas e das médias propriedades e o aumento das oportunidades de trabalho para a população rural.
Além disso, ocorreu também a chegada de migrantes para o local e então entre o período de 1950 a 1960 a população do estado apresentou um crescimento de 100%, devido ao crescimento do tamanho das propriedades e da modernização da mecanização das atividades agrícolas.
Bons estudos!