“Indiscutivelmente Piaget deixou seu lugar marcado na história das ciências, abrindo um amplo caminho não somente para que pesquisadores investigassem continuamente seus temas de pesquisa em contextos posteriores aos de seus estudos, mas também para que novos temas fossem objeto de pesquisas piagetianas. Quanto à formulação de bons problemas de pesquisa, das perguntas científicas e da elaboração de métodos condizentes com investigações sobre como os indivíduos refletem, julgam, agem e se sentem em relação às suas condutas. O olhar para a criança como fonte primeira da inteligência, da afetividade, da moralidade e o foco em seu ponto de vista levou Piaget a construir um arcabouço teórico notável capaz de inspirar estudiosos do desenvolvimento humano a se perguntarem sobre aspectos da trajetória evolutiva desejável e também dos desvios desse percurso geral (transtornos do desenvolvimento)” (SOUZA, 2014, p. 136). SOUZA, M. T. C. C. de. Construção de conhecimento e psicologia do desenvolvimento: contribuições da teoria de Piaget. In: Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 129-140, 2014.
I - A Psicopedagogia, que reúne diferentes proposições e programas de intervenção pedagógica e psicológica buscando promover mudanças em atitudes desfavoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento de indivíduos de diferentes idades considerando o processo de tomada de consciência das ações estudado por Piaget.
II - Estudos piagetianos atuais abordam, também, questões sobre formação de conceitos acerca de gênero, conhecimento social, violência, personalidade, ética, economia solidária, valorizações afetivas, aprendizado de línguas estrangeiras, aspectos afetivos e cognitivos de crianças pequenas diagnosticadas como autistas e com transtornos de atenção.
III - Investigações sobre novos contextos de desenvolvimento e interação para as crianças e adolescentes como, por exemplo, ambientes virtuais têm trazido discussões interessantes sobre conceitos piagetianos tais como: os de ação; criação de possíveis; universo possível versus universo real, entre outros.
IV - De fato temos uma atualidade da obra de Piaget para estudar e discutir novos temas já que a Psicologia do Desenvolvimento desconsidera evidências sobre o modo como crianças constroem conhecimento (explicado pela epistemologia genética), e, inibe pontos que o autor indicou o campo do desenvolvimento infantil como o futuro da psicologia da criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Respostas
Resposta:
I - II - III
Explicação:
Acredito que essas nao fazem sentido com relaçao a teoria Piagetiana.
As fases do desenvolvimento intelectual para Piaget são quatro e apresentam as seguintes características: I, II e III
Período Sensório-Motor: neste período, a criança tem de 0 a 2 anos e elas não possuem conhecimento dos objetos que estão ao redor e se comunicam por meio de impressões e sentidos. Elas se guiam, apenas, pela força motora e sensível.
Período pré-operatório: fase das crianças de 2 a 7 anos. Neste período, as crianças apresentam contato com a linguagem e se relacionam com a sociedade. A partir desse período, as crianças conseguem representam aquilo que veem, conhecem aquilo que fora experienciado com os sentidos e conseguem exteriorizar, na fala, o que desejam e, assim, já conseguem se comunicar com os sujeitos.
Período das operações concretas: Idade - 7 a 11 ou 12 anos. Nesta fase, a criança não mais cria representações, mas já consegue pensar de modo lógico e organizacional. Assim, cria sentimentos e afetividade com amigos e com seus familiares.
Período das operações formais: de 12 anos em diante. Neste último estágio, o adolescente consegue aplicar seus conhecimentos em nível ético e moral, pensando nas consequências de seus atos e se vendo como sujeito livre e ativo. Assim, suas funções imagéticas já estão desenvolvidas e suas ações, aprimoradas.
Link: brainly.com.br/tarefa/24431746