1. A Ética Humanista representa a rejeição e o afastamento dos dogmas religiosos e a valorização do ser humano e da racionalidade como uma autoridade para a ação. Neste sentido, é possível afirmar que a Ética Humanista retoma: *
1 ponto
a) os elementos da cultura persa.
b) os elementos da cultura clássica, grega e romana.
c) os fundamentos teológicos dos heréticos.
d) as estruturas do pensamento de Buda.
Erich Fromm menciona dois tipos de autoridade:
I) Autoridade racional: fundada na competência e se alicerça na igualdade entre as partes. As pessoas só são distintas em grau de conhecimento.
II) Autoridade irracional: sua fonte é o poder sobre as pessoas e cujas bases são o medo e o poder, ou seja, na diferença de valor, na desigualdade entre as partes.
2. Qual dos dois tipos de autoridade é compatível com a Ética Humanista? *
1 ponto
a) I e II;
b) Apenas II;
c) Apenas I;
d) Nenhuma delas é compatível.
2 qual e a certa me ajudem
Respostas
Resposta:
1- B) Os elementos da cultura clássica, grega e romana.
2- C) Apenas I;
I) Autoridade racional: fundada na competência e se alicerça na igualdade entre as partes. As pessoas só são distintas em grau de conhecimento.
Explicação:
Fiz no Classroom e estas são as alternativas corretas.... espero ter ajudado!!!
Segundo a Ética Humanista afirmada por Erich Fromm, as respostas corretas são: 1-B e 2-C.
A Ética Humanista, conceito ético afirmado pelo filósofo Erich Fromm, traz uma nova concepção ética na contemporaneidade. Para o pensador, a ética não pode ser puramente subjetiva, pois pode beirar ao relativismo extremo. Assim, a ética deve ser pautada na razão humana e, portanto, baseada em um objetivismo que não seja uma verdade absoluta e universal.
Para Erich Fromm, a Ética Humanista retrata a arte de viver bem e recorre à vida boa em sentido ético e moral. O homem, a todo instante, escolhe entre a vida boa e a vida má. Logo, este é o impasse humano: fazer o bem ou fazer o mal.
Erich Fromm diferencia Ética Humanista de Ética Autoritária. Para ele, a Ética da Autoridade tem como pressuposto a obediência a instituições e a negação da reflexão. Assim, o homem age de acordo com os princípios das autoridades legais.
Já a Ética Humanista foca na figura do homem e o coloca como personagem central ético. Com isso, é o homem quem assume seus atos, direcionando-se à vida virtuosa (responsável) ou à vida viciosa (irresponsável). A partir disso, Erich Fromm cunha a ideia de Autoridade Racional, onde aceita as diferenças humanas, embora reconheça que os homens são livres e iguais entre si.
Link: brainly.com.br/tarefa/19036031