Para expressar suas aprendizagens, produza uma síntese explicando as principais funções da
linguagem. Dê exemplos.
É interessante expor, na prática, o aprendizado adquirido nas trilhas!
Mão na Massa!
Respostas
Resposta: As funções da linguagem são categorias dos estudos da comunicação. Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em:
emotiva
conativa
metalinguística
fática
poética
referencial
Cada função está, respectivamente, relacionada a um elemento da comunicação.
Exemplo: Eu não aguento mais! Todo dia é um problema, toda semana eu tenho que ajudar alguém! Eu preciso ter tempo para mim!
As funções da linguagem têm relação com a responsabilidade da linguagem como mecanismo de comunicação entre duas ou mais pessoas. A linguagem pode variar bastante conforme o objetivo do remetente (quem enuncia) ao enunciar, dependendo do recado que ele quer transmitir ao destinatário (quem recebe).
As funções da linguagem podem ser divididas entre seis. A seguir, analisaremos cada uma delas:
- Função fática: enfatiza o canal de comunicação com o objetivo de fazer com que a informação seja melhor compreendida, onde o emissor pretende que o interlocutor receba adequadamente a sua mensagem. Podemos encontrar a linguagem fática nas expressões de cumprimento e despedida, por exemplo, bem como no uso de vocativos.
- Função referencial: tem a posse do discurso direcionado àquilo de que se comenta, isso é, possui um cunho informativo, visto que objetiva a informação, notificação e indicação de fatos. Essa função é marcada por alguns quesitos de gramática, como a colocação da ordem direta nas frases e nos discursos realizados em terceira pessoa.
- Função poética: tem sua função focada na construção da mensagem, em como ela será transmitida. A função tem ligação com a estética da língua, e faz com que a interpretação do conteúdo por parte do destinatário ocorra com leveza. Normalmente encontrada nas obras literárias.
- Função emotiva: é uma linguagem subjetiva, onde a mensagem transmitida objetiva causar emoções. O discurso ocorre na primeira pessoa do singular ou na primeira pessoa do plural, ou seja, evidencia sentimentos e sensações do remetente.
- Função conativa (apelativa): linguagem focada ao destinatário, pois tem o objetivo de convencer o receptor da mensagem transmitida. São normalmente encontradas em sermões ou no discurso publicitário.
- Função metalinguística: função focada no código, isso é, seu objetivo é comentar sobre a própria linguagem utilizada. Nos textos verbais, esse código é a língua, onde elas são utilizadas para explicar a própria língua. Em obras artísticas, é a linguagem presente quando a obra se refere à própria pintura. Um exemplo: quando um indivíduo pergunta a alguém sobre algo relacionado ao discurso que ele não compreendeu, a explicação é baseada em metalinguagem, ou seja, se utiliza uma linguagem para comentar sobre outra.
Veja mais sobre as funções da linguagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/25087064