• Matéria: Filosofia
  • Autor: davibportelaa
  • Perguntado 4 anos atrás

02 - A impossibilidade de realizações dos desejos causada pela repressão de uma sociedade limita a concretização da felicidade, e é essa a crítica que Freud faz em sua obra O Mal-Estar da Civilização. Nesta obra, o autor chegou à conclusão de que a civilização depende de uma forte repressão para poder existir. Isso se dá por conta do caráter agressivo das pulsões sexuais conflitantes. De acordo com as ideias de Sigmund Freud, todos os itens abaixo estão corretos, exceto:
a) É por meio da restrição da liberdade individual, na repressão de seus desejos (sexuais ou não), que se torna possível o desenvolvimento do homem e da sua civilização.
b) Sendo a realização dos desejos o pressuposto da felicidade, a civilização torna
impossível que ela (toda a felicidade) se concretize frustrando as ambições do princípio do prazer.
c) A agressividade humana, segundo Freud, não é uma condição inalienável da condição natural do homem, logo, o controle de tal agressividade representa um obstáculo pequeno para a civilização.
d) Os indivíduos, segundo Freud, devem abrir mão de seus instintos em prol de uma
coletividade, em prol de uma autoconservação e da conservação do outro e da
civilização.
e) É condição básica para a instituição da civilização que haja repressão de alguns instintos agressivos e libidinais dos homens.


Rebeccamcl: Alguém responde essa por favor

Respostas

respondido por: alipiokauan9
0

Resposta: oi gatinho, letra B) Sendo a realização dos desejos o pressuposto da felicidade, a civilização torna impossível que ela (toda a felicidade) se concretize frustrando as ambições do princípio do prazer.

Explicação:

Perguntas similares