Respostas
Resposta:
A modalidade básica é o slackline, estilo pelo qual a maioria dos iniciantes começa. O objetivo consiste em atravessar a linha de um ponto ao outro ou manter-se estático por um determinado período de tempo sobre a fita.
Explicação:Na modalidade longline, o que muda é apenas o comprimento da fita. Isso quer dizer que o percurso a ser percorrido é mais longo.
No entanto, também há um aumento no grau de dificuldade, já que há maior instabilidade. Quanto mais longa a fita, maior a dificuldade de percorrê-la ou equilibrar-se.
3. Highline
A modalidade highline, por sua vez, diz respeito à altura da fita. Quanto mais alta, maior o grau de dificuldade.
Aqui, o desafio é principalmente mental, dadas as consequências de uma possível queda.
Existem locais realmente desafiadores, como pontes, montanhas e até mesmo fitas posicionadas entre prédios.
A altura mínima para a prática desse exercício é de seis metros. Por conta dos riscos, normalmente, se utiliza uma aparelhagem de suporte.
No entanto, há uma vertente perigosa, conhecida como freesolo. Nesse caso, não há qualquer tipo de auxílio para precaver contra eventuais acidentes
.
4. Waterline
Já na modalidade waterline, a fita é colocada sobre a água. Ela apresenta bem menos riscos que a highline, já que o impacto da queda é amortecido.
É um método bastante divertido e muito praticado pelos amantes da natureza.
5. Jumpline
O jumpline é uma modalidade que tem como foco os saltos.
Aqui, a fita tem características que beneficiem a elasticidade, já que o objetivo é impulsionar o praticante para o alto. Assim, são realizados saltos e giros, as chamadas manobras.
6. Trickline
No caso da modalidade trickline, o foco não é a competição.
Ela tem um maior número de adeptos, já que seu objetivo é realizar truques sobre a fita.
7. Baseline
A modalidade baseline tem o mesmo princípio da highline.
Porém, o praticante utiliza uma mochila com um paraquedas nas costas, tornando a prática ainda mais radical. Além disso, exige uma habilidade extra, já que envolve outro esporte muito popular.
8. Shortline
A modalidade mais segura é a shortline.
A fita é mais curta e é colocada em alturas mais baixas, garantindo a diminuição de riscos.
9. Yogaline
Por fim, temos a modalidade conhecida como yogaline.
Nesse caso, são realizados exercícios de yoga sobre a fita. Existem diferentes dificuldades para a prática, assim como o conceito no qual se baseia.