Por que os notres e o clero (igreja) eram contrários a centralização do poder nas mãos dos reis?
Respostas
Explicação:
A sociedade feudal era formada pelo clero, nobres e servos:
• Clero era a Igreja Católica;
• Nobres eram os grandes cavaleiros e donos das terras;
• Servos eram os trabalhadores, camponeses e escravos que vivam nas terras dos nobres e da igreja.
O feudalismo era agrário e a economia era baseada na troca de coisas, o conhecido escambo. Até mesmo a mão de obra era comprada pela troca de alimento e proteção. Se um senhor feudal, um nobre, quisesse alguém para trabalhar em suas terras tinha que lhe oferecer alimento e moradia. Em comum acordo o servo aceitava e cuidava das terras para receber o pagamento estipulado.
Com o surgimento dos burgueses o feudalismo caiu aos poucos, pois a população passou a ver que existiam alternativas de trabalho além da agricultura. A burguesia cresceu e se tornou forte.
Outra mudança importante foram as moedas que passaram a existir e ter valor dentro da sociedade, então um novo modo de enriquecimento passou a vigorar. Tornou-se mais atrativo viver do comércio ao invés da agricultura.
Através de conflitos, guerras e auto intitulações, reis surgiram e tomaram posse de terras maiores que feudos, centralizando a administração delas na família real e fazendo dessas terras Estados nacionais, com uma moeda própria, força armada, comércio independente e outros elementos que formam uma monarquia nacional.