10. O lixo urbano ė responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:
Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.
1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. Ė frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.
2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.
3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda. residuos sólidos do lixo afetam a
4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um residuo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.
a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas
b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas
c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas
d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta
e) Quando todas as alternativas estiverem corretas
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: letra “B”.
Explicação:
1) Verdadeiro – A maioria dos lixões e aterros sanitários está localizada em áreas periféricas das cidades. Apesar da existência desses locais, muitos moradores depositam lixo em terrenos baldios, pois, em alguns casos, o caminhão de coleta não passa em todos os bairros da cidade. Entretanto, o principal motivo desse fato é a total falta de bom senso da população.
2) Falso – Os aterros sanitários são dotados de estrutura adequada para o tratamento final do lixo. O lixo não fica a céu aberto nos aterros sanitários, onde ocorre a cobertura dos resíduos com uma camada de terra.
3) Verdadeiro – Os aterros de lixo são extremamente prejudiciais à saúde humana, pois nesses locais ocorre a proliferação de insetos e disseminação de várias doenças, além do forte odor provocado pelo chorume. Os locais próximos aos “lixões” são habitados por pessoas de baixa renda.
4) Falso – Durante a decomposição da matéria orgânica do lixo ocorre a liberação de um resíduo fétido e extremamente poluente, provocando a contaminação do ar, solo e da água.