Caso você enterre na areia de seu quintal uma joaninha morta e desenterre-a alguns anos depois, ela terá se tornado um fóssil? Por quê?
Respostas
Resposta:
Explicação:
processo de formação das rochas sedimentares. O que resulta em artefatos contendo partes de plantas ou animais que foram petrificados.
De forma simples, a formação das rochas sedimentares ocorre quando sedimentos (areia, terra, etc) se alojam num mesmo lugar. Após passados milhares de anos, esses sedimentos se unem uns aos outros por vários processos físicos, químicos e biológicos formando as rochas sedimentares.
Quando o corpo de uma planta ou animal morto são cobertos com sedimentos, podem se formar condições que inibem a ação de micro-organismos que decompõe o corpo. Caso isso aconteça, com o passar de milhares de anos partes dessa planta ou animal vão sendo substituídos por matéria inorgânica (minerais). Um exemplo desse processo é o carvão, que é formado por matéria orgânica após milhares de anos soterrada.
Resumindo então, uma joaninha enterrada na areia pode se transformar num fóssil, pois a areia é um sedimento. Mas são necessárias condições específicas e que essa areia se transforme numa rocha sedimentar. Esse processo não levará alguns anos, mas milhares de anos. Por isso no experimento proposto, a joaninha não terá se tornado um fóssil.
Resposta:
Não. A fossilização depende de soterramento rápido, de forma que haja pouco ou nenhum oxigênio no ambiente, a fim de evitar a decomposição do organismo por bactérias.