• Matéria: ENEM
  • Autor: caioquintana7232
  • Perguntado 4 anos atrás

No filme "Mar adentro", lançado em 2004 e dirigido por Alejandro Amenábar, o ator principal sofre um acidente decorrente de um mergulho e fica tetraplégico. Daí em diante ele inicia uma "luta" para convencer as pessoas ao seu redor de facilitarem sua morte. Assim, questionamos nesse caso em particular, qual seria a atitude ética? Ou seja, há nesse caso um direito ou um dever à vida? Elabore uma resposta discutindo sobre se o personagem, ao querer ele próprio retirar sua vida, estaria agindo eticamente. Para resolver este Desafio você deverá tocar nos seguintes pontos: 1 - Qual o conflito ético existente? 2 - Quais as consequências de uma ou de outra decisão? 3 - A vida é um bem supremo ou um fardo, nesse caso?

Respostas

respondido por: kalineenie49
7

Resposta:

1-Qual o conflito ético existente?

O conflito existente seria o da possibilidade de um ser humano dispor livremente de sua vida, os conflitos éticos surgem quando alguém deve fazer uma escolha entre violar ou seguir um ou mais de seus princípios morais, levando a um paradoxo no qual nenhuma escolha traz a satisfação individual. Por exemplo, o conflito ético está no centro de situações.

2- Quais as consequências de uma ou de outra decisão?

A ética serve, então, para que essas questões nos façam refletir e reconhecer que os valores que sustentam o homem, em verdade, são suas próprias decisões.

3- A vida é um bem supremo ou um fardo, nesse caso?

Não há, de fato, respostas acabadas para essas questões. A vida, vista sob o prisma religioso tampouco pertenceria ao homem. Mas aqui não podemos nos pautar nessa dimensão, uma vez que existem pessoas que não possuem crença alguma. Assim, analisando a posição da pessoa que e tetraplégica quer tirar sua vida, podemos pensar que seria ela ingrata com a vida que lhe foi concedida, Se pensarmos que o ser humano habita com os outros o mundo seria vil tirar a própria vida. De outro lado, se a vida é individual, seria lícito entregar nas mãos de cada um essa possibilidade. Seria injusto, por esse prisma, obrigar o tetraplégico a carregar o fardo de sua vida

Perguntas similares