A partir do século IV, os primeiros padres da Igreja empenharam-se na elaboração de diversos textos sobre a revelação e a fé cristãs, cujo conjunto ficou conhecido como patrística (por terem sido escritos principalmente por esses grandes padres da Igreja). Uma das principais correntes da filosofia patrística, inspirada na filosofia greco-romana, tentou munir a fé de argumentos racionais, ou seja, buscou a conciliação entre o cristianismo e o pensamento pagão. Seu principal expoente foi Agostinho, posteriormente consagrado santo pela Igreja Católica. O pensamento de Santo Agostinho foi influenciado por qual filósofo grego?
Respostas
respondido por:
5
O pensamento de Santo Agostinho foi influenciado por Platão, tendo Agostinho "adaptado" grande parte das teorias platônicas (em especial a dualidade alma-corpo, com a supremacia da alma, e a ideia da "purificação" da alma no pós-vida) para as práticas cristãs.
Por conta disto houve a difusão do Platonismo "modificado" (ou Neoplatonismo) na Europa Ocidental a partir do Século IV depois de Cristo. Estas ideias seriam dominantes no pensamento filosófico cristão até a ascensão da Escolástica, já na Baixa Idade Média.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás