A cocaína é uma droga conhecida cuja atuação se dá em um local do encéfalo denominado núcleo acumbente ou núcleo accumbens. Esse local é um dos principais alvos de neurônios dopaminérgicos. Quando a cocaína se liga a seus receptores nos neurônios, acaba aumentando a ação da dopamina no núcleo accumbens. Sabe-se que os comportamentos que levam à administração de drogas que favoreçam a ação da dopamina são reforçados. Logo, uma das consequências da retirada da droga é:
Respostas
As crises de abstinências decorrem da interrupção do uso da substância tóxica. O próprio organismo “exige” o consumo da droga e, com isso, o indivíduo entra em um estado de torpor mental de difícil controle. Geralmente, esses sintomas fazem parte do processo de desintoxicação.
Ao retirar a droga ocorre um processo de abstinência, no qual a redução dos níveis de dopamina gera um forte desejo de consumir a droga para elevar estes níveis.
O uso prolongado de drogas causa alterações neurobiológicas no indivíduo. Nesse sentido, as drogas atuam ativando um sistema de recompensa cerebral, que reforça estímulos prazerosos e consequentemente eleva os níveis de dopamina.
A ausência da cocaína gera redução dos níveis de dopamina, o que em indivíduos dependentes químicos pode desencadear diversos sintomas que, em geral, são opostos aos efeitos da droga. O resultado desse processo é o desejo intenso de consumir a mesma.
Aprenda mais sobre a relação entre as drogas e o sistema nervoso:
https://brainly.com.br/tarefa/7339997