Leia um fragmento da crônica Cobrança, de Moacyr Scliar. Neste momento começou a chuviscar. — Você vai se molhar — advertiu ela. — Vai acabar ficando doente. Ele riu, amargo: — E daí? Se você está preocupada com minha saúde, pague o que deve. — Posso lhe dar um guarda-chuva... 2. Assinale a única opção que descreve o efeito de sentido decorrente do uso do travessão no texto. * 1 ponto a) O travessão, bem como as aspas e reticências, indicam uma opção estética que o autor decidiu usar para estilizar sua escrita e, por meio dela, sua história. b) O travessão indica a intervenção do narrador na história, que imita a discussão dos personagens e descreve toda a humilhação do cobrador. c) O travessão instaura o Discurso Indireto Livre, mistura as falas dos personagens e do narrador, sem distinção, durante todo o texto. d) O travessão inaugura o Discurso Direto dos personagens na crônica, apresentando o diálogo entre o marido cobrador e a esposa devedora.
Respostas
1-C)a dívida da esposa que está sendo cobrada pelo seu próprio marido que trabalha em uma empresa de cobranças.
2-D) O travessão inaugura o Discurso Direto dos personagens na crônica, apresentando o diálogo entre o marido cobrador e a esposa devedora.
2. O trecho da crônica de Moacyr Scliar apresenta elementos de um discurso direto. O uso do travessão indica esta característica (item D).
O discurso direto é o tipo de discurso em que a fala de algum personagem é transcrita de maneira exata.
Na narrativa, é onde os personagens ganham vida e se expressam de qualquer forma, sem a interpretação ou interferência do narrador.
A naturalidade na fala dos personagens é uma característica do discurso direto. Assim como o uso do travessão, que indica que virá uma fala, ainda na mesma linha do texto.
Exemplos de discurso direto:
— Qual cor você prefere?
— Que dia é hoje?
— O dia está lindo!
— Vamos pilotar!
— Bom dia, jovem.
mais em: brainly.com.br/tarefa/24871644