Respostas
Epidemia: surto periódico de uma doença infecciosa em dada população e/ou região.
Pandemia: enfermidade epidêmica amplamente disseminada.
Patógeno: agente específico, causador de doença.
Gânglios: ?
Resposta:
a)Epidemia
Se para epidemia a principal característica se constitui no elevado número de casos novos e sua rápida difusão, para endemia, que vem do grego clássico e significa “originário de um país, referente a um país”, não basta somente o critério quantitativo, o que define o caráter endêmico de uma doença é o fato de ser a mesma peculiar a um povo, país ou região.
b) Pandemia
A palavra de origem grega, foi usada pela primeira vez por Platão com um sentido genérico, referindo-se a qualquer acontecimento capaz de alcançar toda a população, e o seu conceito moderno é o de uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países, em mais de dois continentes, aproximadamente ao mesmo tempo, como foi a Gripe Espanhola, a Influenza H1N1 e, a mais recente, do COVID-19. A maior mobilidade e o número de viagens realizado em todo o planeta são a principal causa pela qual uma pandemia pode ser desencadeada.
c)Patógeno
adjetivo, substantivo masculino
[Biologia] Patologia. Causador ou micro-organismo específico que provoca doenças.
d) gânglio
Dilatação arredondada ou fusiforme que contém uma substância cinzenta e se forma no trajeto de um nervo.
Gânglio linfático, dilatação situada no trajeto dos vasos linfáticos. (Os gânglios linfáticos formam cadeias no pescoço, axilas, virilha, tórax e abdome. Cada uma das cadeias drena a linfa da região correspondente.).
d)
Explicação:
É isso q eu achei e sei, se estiver errado mil desculpas