Respostas
Resposta:
Ginástica preventiva
Ela busca trabalhar em duas frentes: os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos. O objetivo é melhorar a resistência cardiovascular e respiratória com exercícios que aumentam a capacidade de transporte de oxigênio e energia pelo corpo.
Ginástica corretiva
Nesse caso, busca-se otimizar a ergonomia do trabalho, contrabalanceando os efeitos negativos de determinadas atividades. Por exemplo, em trabalhos com muito carregamento de peso, o músculo bíceps recebe trabalho muito maior do que seu antagonista, o tríceps.
Ginástica preparatória
A ginástica preparatória, como o próprio nome diz, inicia a preparação da jornada de trabalho dos colaboradores, ou seja, ela é feita antes de começar as atividades laborais.
Ginástica compensatória
Essa ginástica funciona como uma pausa durante o expediente, interrompendo a monotonia operacional, incentivando a prática de exercícios específicos para cada atividade.
Ginástica de relaxamento
Realizada no término da jornada de trabalho, a ginástica de relaxamento tem o intuito de oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias, evitando, assim, o acúmulo de ácido lático e proporcionando o relaxamento.
s benefícios dos tipos de ginástica laboral
Agora que você já sabe quais são os tipos disponíveis de ginástica laboral, chegou o momento de saber quais os reais resultados de colocar a atividade em ação na sua empresa.
1. Aumento da produtividade
Colaborador estressado não produz adequadamente e, após certo tempo, deixa de corresponder às expectativas do contratante, causando frustrações. Portanto, se a sua empresa quer alcançar resultados positivos a todo o tempo, o ideal é investir no bem-estar do quadro de funcionários.
Com os músculos do corpo mais relaxados, o empregado avaliará as tensões provenientes das cobranças naturais do dia a dia e, como consequência, conseguirá produzir e traçar estratégias com foco em decisões. Afinal, quando a pessoa percebe que está sendo recompensada por suas conquistas, o ambiente fica ainda mais agradável e satisfatório.
2. Prevenção de doenças
A ginástica laboral ajuda a evitar doenças provenientes da má postura do corpo no ambiente de trabalho. Além disso, serve como um incentivo às atividades físicas.
Quando o funcionário vive em um ambiente estressante e não realiza nenhuma espécie de exercício físico, sendo uma pessoa sedentária, os problemas causados à saúde são grandes. Entre eles, dores nas articulações, obesidade e problemas cardiovasculares, como um possível AVC.
Quando isso acontece, o colaborador precisa se afastar para procurar o tratamento adequado, afetando a si próprio e a empresa em que trabalha.
3. Redução das faltas
O empregador pode ter uma dor nas costas e, com isso, ir ao médico e apresentar um atestado ao departamento de Recursos Humanos. Entretanto, se ele for moldado e ensinado a sentar corretamente, de forma a corrigir sua postura, as dores serão evitadas.