VALE 100!! PONTOS RESPONDE RAPIDO A obra Cartas chilenas, de onde retiramos o trecho a seguir, apresenta duas personagens principais: Critilo, o autor das cartas, e Doroteu, destinatário delas, pseudônimos do próprio autor, Tomás Antônio Gonzaga, e de seu amigo e também escritor, Cláudio tanuel da Costa. As cartas relatam os desmändos do ficticio governador chileno Fanfarrão Minésio, pseudônimo de Luís da Cunha Meneses, que governou Minas Gerais de 1783 a 1788. Leia o trecho a seguir com atenção. As vezes, Doroteu, se perde a conta Dos cem açoites, que no meio estava: Mas outra nova conta se começa. Os pobres miseráveis já nem gritam. Cansados de gritar, apenas soltam Alguns fracos suspiros, que enternecem, Pois és, prezado Amigo, muito fraco; Aprende a ter o valor do nosso Chefe, Que à janela se pôs, e a tudo assiste. Sem voltar o semblante para a ilharga; E pode ser. Amigo, que não tenha Esforço para ver correr o sangue, Que em defesa do Trono se derrama, GONZAGA, Tomás António. Cartas chilenas. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 126.
Nos seis primeiros versos, Critilo, o autor da carta, aulas uma cena comovente. Que cena é essa?
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Bom, a parte comovente da cena que Critilo descreve é a seguinte:
"Os pobres miseráveis já nem gritam.
Cansados de gritar, apenas soltam
Alguns fracos suspiros, que enternecem."
Podemos perceber que o eu-lírico está fazendo referência aos povos vindos da África que eram vendidos para trabalharem como escravos e que se fizessem algo considerado errado seriam castigados, normalmente amarrados em trocos e levando surra de chicotes nas costas.
Por fim só ressaltando que esses versos fazem parte da obra chamada "Cartas Chilenas" que foi escrita por Tomás Antonio Gonzaga, que foi um membro ativo da Inconfidência Mineira.
espero ajudar
❤❤
marca como melhor aee
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás