) Leia o texto abaixo.
GUERRA FRIA E PAÍSES NÃO ALINHADOS
Durante a Guerra Fria ocorreu uma relação de tensão constante entre URSS e EUA - havia a iminência de um novo conflito de dimensões mundiais, só que muito mais letal, em decorrência da existência da bomba atômica e um patamar armamentista gigantesco.
Com o objetivo de não se inserirem nesse conflito e não adotarem um dos lados dessa rivalidade, algumas nações resolveram criar uma política de cooperação, que ficou conhecida como Movimento dos Países Não Alinhados.
Todos os países não alinhados tinham como ponto em comum uma independência política recém-conquistada e uma economia fraca. Assim, além do distanciamento das duas superpotências, tais países buscavam caminhos para o desenvolvimento econômico, de forma a superar as imensas desigualdades sociais existentes entre a população.
Explique o sentido da expressão “países não alinhados” no contexto da Guerra Fria.
b) Cite 3 exemplos de países que se inseriram na temática do texto.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Guerras. A chamada Guerra Fria constituiu-se como uma relação de tensão constante entre URSS e EUA, após a II Guerra Mundial, em que havia a iminência de um novo conflito de dimensões mundiais, só que muito mais letal, em decorrência da existência da bomba atômica e um patamar armamentista muito maior.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás