• Matéria: História
  • Autor: Danersit
  • Perguntado 4 anos atrás

9- Responder a questão com base nas afirmativas a seguir, sobre a emergência e consolidação dos regimes totalitários na Alemanha e na Itália no período Entre Guerras.

I. Os movimentos totalitários constituíram uma reação contra o contexto de intensa crise econômica e política do pós-Primeira Guerra. Essa reação se opunha, no plano doutrinário, tanto ao comunismo quanto ao liberalismo.

II. As camadas mais pobres das populações alemã e italiana, os subempregados, os trabalhadores não-especializados e os jovens que não conseguiam ingressar no mercado de trabalho não aderiram aos movimentos totalitários, permanecendo como uma base social de apoio às esquerdas.

III. Os movimentos totalitários caracterizaram-se pela intensa propaganda e por frequentes desfiles cívicos, com forte apelo patriótico em favor da recuperação interna e da expansão colonialista.

IV. Uma das principais diferenças entre o fascismo e o nazismo reside no fato de que o regime totalitário italiano, ao contrário do alemão, não organizou milícias como braço armado do partido. Estão corretas apenas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) III e IV.

10- Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: "Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de 'apaziguamento europeu', e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães." Internet: (com adaptações). Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.

b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.

c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de 'apaziguamento europeu'.

d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.

Respostas

respondido por: VouResponderTudo
0

Resposta:

9) b) I e III

10) a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.

Explicação:

100% Correto

Perguntas similares