Respostas
Explicação:
Chineses já cultivavam arroz há pelo menos 9.400 anos
Novas evidências encontradas no sul da China permitem afirmar que o cereal já fazia parte da alimentação humana desde o início do período Holoceno.
Por Guilherme Eler
31 Maio 2017, 16h19 - Publicado em 31 Maio 2017, 14h40
Talvez você não saiba, mas a real origem do arroz que consumimos é um debate que intriga os cientistas. Embora uma variedade do cereal com 15 mil anos de idade encontrada na Coreia do Sul sonha com o prêmio de exemplar mais antigo, a descoberta não é unânime entre pesquisadores, por ser um exemplar geneticamente distante do atual.
A origem mais provável da Oryza sativa, nossa espécie de arroz mais comum, parece ser mesmo a China, alguns milhares de anos depois. Pesquisas como esta de 2011 e esta outra divulgada no ano passado já tinham cantado a bola, defendendo que a cultura do alimento foi desenvolvida há cerca de 8 mil anos, na região do vale do rio Yangtze. Esse local foi agora confirmado por um grupo de cientistas chineses, que encontraram evidências de que o arroz já fazia parte da alimentação de seu povo há mais tempo ainda: 9.400 anos – no começo do período Holoceno.