PERGUNTA 1
Abaixo você vai ler trecho de uma reportagem que já foi objeto de leitura em um dos textos-base da Semana 4: o artigo “Cientistas criticam o uso do termo ‘cético’ pela imprensa”, originalmente publicado no New York Times e, posteriormente, traduzido e publicado, no dia 28 de fevereiro de 2015, no jornal Folha de São Paulo. No âmbito da dimensão ideológica do sentido, marque a alternativa que explica por que os cientistas rejeitam o uso do termo “cético” para denominar aqueles que questionam as descobertas da ciência do clima.
A)Porque o termo “cético” significa o sujeito em relação de contraidentificação com a formação discursiva da ciência.
B)Porque o termo “cético” significa o sujeito em relação de identificação plena com a formação discursiva da ciência.
C)Porque o termo “cético” significa o sujeito em relação de desidentificação com a formação discursiva da ciência.
D)Porque o termo “cético” significa o sujeito em relação de identificação plena com a formação discursiva anticiência.
E)Porque o termo “cético” significa o sujeito sem relação alguma com qualquer formação discursiva.
PERGUNTA 2
A que a noção de efeito de sentido pode ser corretamente associada?
A)Ao ambiente empírico em que o processo discursivo é desenvolvido.
B)Aos diferentes sentidos que um mesmo enunciado pode assumir.
C)Ao fato de os sentidos serem dicionarizados.
D)À capacidade de um sujeito acessar o verdadeiro sentido de uma palavra ou expressão.
E)À existência de apenas uma formação discursiva capaz de atribuir sentidos aos enunciados.
PERGUNTA 3
A reportagem Desmate, invasão e garimpo se alastram por terras indígenas perto do rio Xingu, discutida brevemente ao final da Videoaula 10 faz parte de um conjunto de reportagens intitulada Amazônia sob Bolsonaro produzida pelo jornal Folha de São Paulo e publicada pelo portal UOL no ano de 2020. No que diz respeito à questão da demarcação de terras indígenas do território Apyterewa, legalmente atribuído ao povo parakanã, a reportagem nos mostra o conflito entre duas formações discursivas: a indígena e a latifundiária. Marque a alternativa correta sobre como os jornalistas Fabiano Maisonnave e Lalo de Almeida se relacionam com essas FDs em conflito, observando os efeitos de sentido para a palavra “invasão” e suas correlatas no trecho abaixo da reportagem:
A)Os autores se identificam plenamente com a FD indígena e com a FD latifundiária.
B)Os autores se identificam plenamente com a FD latifundiária.
C)Os autores se desidentificam com a FD indígena.
D)Os jornalistas se contraidentificam com a FD indígena.
E)Os jornalistas se identificam plenamente com a FD indígena.
PERGUNTA 4
O enunciado “Não tenho nenhum preconceito, mas...” funciona em nossa sociedade como uma fórmula pela qual o sujeito preconceituoso não se reconhece enquanto tal quando reproduz o enunciado. O fato de o sujeito, ao dizer “não tenho nenhum preconceito, mas...”, não se reconhecer como preconceituoso, muito menos reconhecer a contradição de seu dizer, se deve a qual efeito da interpelação ideológica?
A)Não haver sentido neutro na medida em que a ideologia é constitutiva da subjetividade e a subjetividade é constitutiva da linguagem.
B)Somente certos tipos de enunciados, associados ao discurso político de esquerda, serem considerados ideológicos.
C)Os diferentes sentidos possíveis que um mesmo enunciado pode produzir de acordo com a formação discursiva na qual se inscreve.
D)Aos diferentes sentidos produzidos no contexto imediato e no contexto amplo das condições de produção.
E)A evidência do sentido dos enunciados como o único possível conforme o sentido atribuído a ele pela formação discursiva com a qual o sujeito se identifica.
PERGUNTA 5
Não é incomum que uma mesma palavra possa ter referências distintas dentro de um mesmo texto. Este é um indício de que as palavras podem produzir diferentes “efeitos de sentido” ao se inscreverem em diferentes formações discursivas. É o que ocorre, por exemplo, com a palavra “invasão” e suas correlatas (“invasores”, “invadirem”, “invadindo”) na reportagem Desmate, invasão e garimpo se alastram por terras indígenas perto do rio Xingu, escrita pelos jornalistas Fabiano Maisonnave e Lalo de Almeida, para a Folha de São Paulo em setembro de 2020, que foi discutida brevemente ao final da Videoaula 10.
Leia abaixo trechos da reportagem e marque a tabela que distingue corretamente a referência da palavra “invasão” e suas correlatas para os jornalistas e para os agricultores pobres, representados pela fala de Edson de Morais.
A)PARA OS JORNALISTAS: Vila Renascer e os agricultores pobres PARA OS AGRICULTORES: os fazendeiros
B)PARA OS JORNALISTAS: os fazendeiros PARA OS AGRICULTORES: os indios
C)PARA OS JORNALISTAS: os índios PARA OS AGRICULTORES: os fazendeiros
D)PARA OS JORNALISTAS: os indios PARA OS AGRICULTORES: Vila Renascer e os agricultores pobres
E)PARA OS JORNALISTAS: Vila Renascer e os agricultores pobres PARA OS AGRICULTORES: os índios
Respostas
Resposta: PERGUNTA 1 - Porque o termo “cético” significa o sujeito em relação de identificação plena com a formação discursiva da ciência.
PERGUNTA 2 - Aos diferentes sentidos que um mesmo enunciado pode assumir.
PERGUNTA 3 -
Para os jornalistas: Vila Renascer e os agricultores pobres
Para os agricultores pobres: Os índios
PERGUNTA 4 - A evidência do sentido dos enunciados como o único possível conforme o sentido atribuído a ele pela formação discursiva com a qual o sujeito se identifica.
PERGUTA 5 - Os jornalistas se identificam plenamente com a FD indígena.
Explicação:
10 DE 10
Em relação a reportagem é necessário em primeiro lugar entender o significado da palavra cético, sendo que a mesma, de acordo com o dicionário, indica algo que não é confiável. Sendo assim, o ceticismo questiona a respeito de uma opinião, de uma crença, de uma informação.
O que diz a reportagem?
Pergunta 1 - Os cientistas rejeitam o termo cético, porque o cético é contra a formação discursiva da ciência, pois quando não identificação com um certo discurso, consequentemente, há com outro discurso, porém, geralmente, esse outro discurso, na maioria das vezes, é contrário a ciência. Portanto, Alternativa A correta.
Pergunta 2 - A noção de efeito de sentindo está associada aos diferentes sentidos que as palavras e expressões podem assumir, portanto, alternativa B correta. As palavras, frases e expressões podem assumir sentidos diferenciados de acordo com o contexto, portanto é necessário ter essa noção de sentido, para poder interpretar a situação.
Pergunta 3 - Pelo que pode-se perceber os jornalistas se identificam plenamente com o povo indígena, portanto, alternativa E verdadeira. Conforme nos mostra a reportagem, as terras indígenas foram invadidas, sendo que o povo indígena quer a terra novamente, pois este local esta cada vez mais habitado e transformou-se em uma vila, o que não deveria ocorrer.
Pergunta 4 - Os enunciados podem apresentar diferentes sentidos, de acordo com a produção e formação do discurso, ou seja, do texto. Portanto, alternativa C correta.
Pergunta 5 - Para os jornalistas a invasão nas terras indígenas, sendo que está sendo formada uma vila nesse local, onde não deveria, sendo que essa invasão ocorre por agricultores pobres. Para esses agricultores a invasão é dos índios, configurando a resposta correta a letra E.
Saiba mais sobre os textos nomeados de reportagem:
https://brainly.com.br/tarefa/41394866
https://brainly.com.br/tarefa/488603