09- A área do triângulo formado pelos pontos A(0,5), B(k,0) e C(6,1) é 9 unidades de área. Determine o valor de k.
Respostas
⠀⠀O triângulo formado pelos pontos A, B e C terá área igual a 9 u.a. se k = 3 ou k = 12.
⠀
Considerações
⠀⠀A área de um triângulo formado por três vértices — cujo são três pontos não-colineares no plano cartesiano — é dada pela metade do módulo de um determinante:
⠀⠀Esse determinante é formado a partir das coordenadas de três pontos quaisquer A(xa , ya), B(xb , yb) e C(xc , yc), tendo a relação:
⠀⠀Obs₁: o fato de usarmos o módulo do determinante é para garantir que seu resultado seja positivo, uma vez que estamos trabalhando com medidas de área não podemos admitir valores negativos.
⠀
⠀⠀Obs₂: para saber se um triângulo existe no plano cartesiano — sem que seja preciso colocar os pontos e coligá-los para ver na prática — basta que seu determinante seja diferente de zero. Agora se o determinante for nulo significa que os pontos serão colineares, ou seja, estarão alinhados pertencendo à uma reta, não existindo triângulo algum.
Voltando à questão
⠀⠀Foi nos dados os pontos A(0 , 5), B(k , 0) e C(6 , 1), onde a área do triângulo formado por eles é igual a 9 u.a. Primeiramente, vamos calcular o determinante D:
⠀⠀Para encontrar o resultado disso usamos a Regra de Sarrus, onde repetidos as duas colunas iniciais, fazemos a soma do produto da diagonal principal, e subtraímos da soma do produto da diagonal secundária:
⠀⠀Obs.: é afirmado que esses três pontos são vértices de um triângulo, então com base no supradito, o determinante formado por eles é diferente de zero:
- 30 – 4k ≠ 0
- 4k ≠ 30
- k ≠ 30/4
- k ≠ 15/2
⠀⠀Portanto, um valor que k não poderia assumir é o 15/2, pois se ele admitir esse valor os pontos estarão alinhados. Essa informação é importante pois, mais pra frente se encontrarmos k = 15/2 já saberemos que ele não deve ser incluído.
⠀
⠀⠀Voltando na formula resolutiva da área, sabemos que A△ = 9 u.a. e D = 30 – 4k:
⠀⠀Portanto chegamos numa equação modular. Sabemos que se |x| = y com y > 0, x = y ou x = – y, então:
⠀⠀Resposta: dessa forma, k pode ser igual a 3 ou 12, e assim, assumindo um desses valores a área do triângulo será igual a 9.a.
⠀
⠀⠀Nota: coloquei os pontos no plano cartesiano vide anexo para você ver que o triângulo existe com k = 3 ou k = 12. Porém, com k= 15/2 se forma uma reta, que foi o valor excluído por nós no meio da resolução.
Veja mais sobre:
brainly.com.br/tarefa/44129206
brainly.com.br/tarefa/40362717
brainly.com.br/tarefa/40082945