Pensar a Ciência
Que relação existe entre observação, senso comum e conhecimento científico? Se um cão late a cada vez que passo, espero, com certa naturalidade, que volte a latir ao ver-me novamente. Este é um exemplo do raciocínio indutivo, em sua mais elementar manifestação.
A partir de conhecimentos adquiridos por meio de certa amostra, constituída pelas ocasiões em que o cão já ladrou, eu chego a uma conclusão acerca de um caso não incluído na mostra – antecipando o que acontecerá numa ocasião futura. (BLACK. In: MORGEBESSER: 1985 p. 219).
Os fatos, que são os segundos objetos da razão humana, não são determinados da mesma maneira, nem nossa evidência de sua verdade, por maior que seja, é de natureza igual a precedente. O contrário de um fato qualquer é sempre possível, pois, além de jamais implicar uma contradição, o espírito o concebe com a mesma facilidade e distinção como se ele estivesse em completo acordo com a realidade. Que o sol nascerá amanhã é tão inteligível e não implica mais contradição do que a afirmação que ele nascerá. Podemos em vão, todavia, tentar demonstrar sua falsidade. Se ela fosse demonstrativamente falsa, implicaria uma contradição e o espírito nunca poderia concebê-la distintamente. (Hume. 1999, p. 48.)
↑↑↑
Após a leitura do fragmento de Hume, redija um breve texto explicando se o conhecimento é baseado na crença do cotidiano, isto é, se o sol nasce todos os dias ele nascerá amanhã, ou, o conhecimento possui outras origens?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Pensar a Ciência Que relação existe entre observação, senso comum e conhecimento científico? Se um cão late a cada vez que passo, espero, com certa naturalidade, que volte a latir ao ver-me novamente. Este é um exemplo do raciocínio indutivo, em sua mais elementar manifestação.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás